Cascavel é conhecida como a Capital do Oeste Paranaense, por ser o polo econômico da região e um dos maiores municípios do Paraná.

O termo “cascavel” origina-se de uma variação do latim clássico “caccabus”, cujo significado é “borbulhar d’água fervendo”. Segundo a lenda, o nome surgiu de um grupo de colonos que, pernoitando nos arredores de um rio, descobriram um grande ninho de cobras cascavéis, denominando então o local como “Cascavel”.

Cascavel é uma cidade jovem e promissora, que consolidou a posição de polo econômico regional e epicentro do Mercosul. A cidade destaca-se como polo universitário de ensino superior, e também é referência na medicina e na prestação de serviços. Seu comércio e grande infraestrutura industrial e de serviços demonstram toda a grandiosidade tecnológica da cidade. A cidade também é um polo cultural de expressão mundial, e sedia eventos anuais como festivais de música, dança, teatro, cinema e Mostra Cascavelense de Artes Plásticas.

Cascavel tem espaços culturais que propiciam e estimulam o saber, preservando assim a cultura local. Não deixe de conhecer o Museu de Arte de Cascavel, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Histórico de Cascavel Celso Sperança, o Espaço Cultural Igreja do Lago e a Biblioteca Pública Sandálio dos Santos.

 

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Cascavel!

1 – Catedral Nossa Senhora Aparecida

Construída em 1952, tem formato que lembra um imenso leque que na verdade representam o mando e a coroa da padroeira.

 

2 – Parque Ecológico Paulo Gorski

Fundado em 1988 em uma extensa área com aproximadamente 111,26 ha sendo 38 ha de Lago e os restantes 55,35 de mata nativa onde abrigam-se animais como pássaros, cobras, lagartos e principalmente as capivaras, ao redor do Lago existe ciclovia e passarela para quem desejar fazer exercícios além de playground.

 

3 – Teatro Municipal de Cascavel

Com 8.530 m² distribuídos em cinco pavimentos e 1368 lugares, é o segundo maior teatro paranaense. Situado no centro da cidade, o Teatro conta com quatro auditórios, sendo o principal com capacidade para 821 pessoas e palco de 480 m². Três auditórios de apoio somam 508 lugares.

 

4 – Zoológico Municipal de Cascavel

Foi inaugurado em 12 de dezembro de 1978. Ocupa uma área aproximada de 18 hectares. Conta com animais silvestres do Brasil em cativeiro, incluindo aves, répteis e mamíferos. Entre os felinos, leões e tigres são as únicas espécies estrangeiras. Os ambientes estão distribuídos entre a vegetação. Existem trilhas para caminhada junto à mata nativa, áreas para piquenique, churrasqueiras, playground e estacionamento.

 

5 – Praça do Migrante

Foi construída com a finalidade de homenagear o migrante de Cascavel. O monumento é composto por cinco placas de concreto que convergem para um mesmo ponto elevado central.

 

6 – Museu Histórico Natural

O Museu histórico natural tem um significativo acervo de animais taxidermizados, fosseis, peças conservadas em formol e rochas.

 

7 – Centro Cultural Gilberto Mayer

Fundado em 1982, possui um auditório “Cine Teatro Coliseu” (com 330 lugares), possui também as salas: Hall Tito Muffato, Sala Fany Sölter, Sala Guido Viaro e Sala Ana Botafogo. O espaço abriga também o Museu Histórico Celso Formighiere Sperança e o Museu da Imagem e do Som- MIS.

 

8 – Lar das Artes Dirceu Rosa

A história da arte de Cascavel e atuação do escultor Dirceu Rosa possuem uma relação que há 40 anos se entrecruzam. A memória artística da cidade de Cascavel tem em Dirceu Rosa um dos mais talentosos artistas que, ao expressar suas obras, possibilita a divulgação de Cascavel em inúmeros lugares onde as mesmas são expostas.

 

9 – Igreja Nossa Senhora de Fátima

A igreja Nossa Senhora de Fátima, uma das primeiras edificações de Cascavel, foi construída pela comunidade em São João d’Oeste e inaugurada em 1960 pelo então arcebispo de Toledo, Dom Armando Círio. Em 1987, houve a transferência da igreja para o lago municipal na Avenida Rocha Pombo. Passou por um minucioso processo de recuperação preservando seu estilo singular. Reinaugurada em 1993, transformou-se em templo artístico cultural, recuperando assim a história e o patrimônio.

 

10 – Recanto do Lago

O Recando do Lago tem um imenso lago onde é possível realizar passeios de lanchas, Jetsky, caiaques entre outras atividades aquáticas, tudo acompanhado por profissionais treinados e qualificados, e um restaurante servindo comidas típicas regionais.

 

 

FONTE: https://www.turismoecia.net/o-que-fazer-em-cascavel-10-melhores-pontos-turisticos/

Deixe um comentário